17 3465.5100

Rua Curitiba, 688 - Vila nova – Fernandópolis SP


Notícias

Supermercado de Responsa

06/02/2012

Comunicação nas gôndolas

Para alertar consumidores, Ambev e GPA divulgam publicidade institucional nas plateleiras.

olho

Iniciativa busca ainda ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância do tema

Nosso programa Supermercado de Responsa foi lançado no final de agosto (31/08/11) em parceria com o Grupo Pão de Açúcar (GPA), maior empresa de distribuição da América Latina com mais de 1.800 unidades, entre super e hipermercados, lojas especializadas, atacarejo (cash&carry) além de postos de combustíveis e drogarias.

O Grupo Pão de Açúcar desenvolveu uma tecnologia inovadora no Brasil para garantir que a venda de bebidas alcoólicas seja realizada somente a consumidores com idade superior a 18 anos. O projeto está em linha com nosso trabalho voltado para o consumo responsável, o que resultou na parceria das duas maiores empresas do país em seus segmentos para coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores e ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância deste tema.

O sistema criado pelo GPA permite que, ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica, o código de barras desse item seja imediatamente identificado e o operador de caixa solicite a apresentação de documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário do caixa insere a data de nascimento do cliente no sistema e, comprovada a maioridade (idade superior a 18 anos), a venda é autorizada.

O programa tem início em lojas das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e até o final do ano será replicado às demais lojas do grupo em todas as regiões do Brasil. "Temos uma grande força de mobilização em nossas lojas e estamos com nossos pontos de venda a serviço da conscientização e engajamento sobre a importância do consumo consciente e responsável", destaca Hugo Bethlem, Vice Presidente de Relações Corporativas do Grupo.

A partir de uma parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o GPA prevê estender o sistema operacional às demais redes varejistas. "Essa é uma iniciativa muito importante, ainda mais porque poderá ser compartilhada por todas as empresas do setor. Trata-se de uma questão relevante às famílias brasileiras e temos que apoiar firmemente", destaca Sussumu Honda, presidente da Abras.

A parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e a Ambev envolveu o desenvolvimento de programas de treinamento e conscientização dos colaboradores das lojas sobre a importância do controle da venda e do consumo responsável de bebidas, além de suas implicações.

"Mais do que uma mudança de sistema, o Supermercado de Responsa promove uma mudança de atitude na sociedade. Essa parceria com o Grupo Pão de Açúcar tem como objetivo despertar a cidadania, pois ao apresentar o documento, as pessoas passam a se conscientizar da importância da lei", afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

Para comunicar essa iniciativa haverá uma ampla comunicação visual em todas as lojas da rede, com cartazes explicativos, adesivos nas cancelas dos estacionamentos, placas nos carrinhos, descanso de tela dos monitores dos caixas, banners, entre outros materiais. Isso para que os clientes estejam cientes que a partir de agora será preciso mostrar a identidade para comprar bebidas alcoólicas e reflitam sobre o consumo responsável do álcool.
 

Veja todas as notícias

DESIGN BY SARTORI/SERENO COMUNICAÇÃO